Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Enquete de Novembro


Nesta edição da Revista Em Cotia teremos uma matéria sobre PERMUTAS, o  antigo ‘escambo’, a troca de produtos ou serviços, como forma de pagamento.


Origem e Evolução do Dinheiro
Escambo
A moeda, como hoje a conhecemos, é o resultado de uma longa evolução.
No início não havia moeda. Praticava-se o escambo, simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor.
Assim, quem pescasse mais peixe do que o necessário para si e seu grupo trocava este excesso com o de outra pessoa que, por exemplo, tivesse plantado e colhido mais milho do que fosse precisar. Esta elementar forma de comércio foi dominante no início da civilização, podendo ser encontrada, ainda hoje, entre povos de economia primitiva, em regiões onde, pelo difícil acesso, há escassez de meio circulante, e até em situações especiais, em que as pessoas envolvidas efetuam permuta de objetos sem a preocupação de sua equivalência de valor. Este é o caso, por exemplo, da criança que troca com o colega um brinquedo caro por outro de menor valor, que deseja muito.



Miguel Ferraro Silvano O melhor sistema do mundo.

Jussara Messas Não permutei, mas curtia muito as suas, kkk. Aliás moro com várias delas. Bjs amiga

Thelma Annes de Araujo Interessante vcs pensarem nisso... parece q esta é uma das tendências mais fortes no momento, em todo o mundo...

Marcia Maru Iabutti Nunca usei esse sistema de troca, mas posso ver quem já usou e peço para entrar em contato com vc, ok? bjssss

Tatiana De Simone Oi Ma!!! Que bacana!!! Olha... eu mesma nunca tive a oportunidade de trabalhar com permuta... Mas acho uma opção super legal!!! As vezes acho que deveríamos voltar a viver no escambo mesmo... Primeiro... Valorizaríamos mais o que estamos recebendo em troca... E provavelmente, também serviríamos com mais cuidado e dedicação!

Natalia Quintas Acho que eu nunca trabalhei assim Ma... Bjos e bom restinho de fds

Marcia Maru Iabutti  Olá, Marisa. Aí vai o comentário da minha irmã Carmen, que também é arquiteta e estudou na FAU e já fez troca de serviços.
'Eu e meu marido somos arquitetos e trabalhávamos juntos. Como a maioria dos profissionais liberais, tínhamos bons e maus momentos financeiros, então às vezes era complicado arcar com despesas como um tratamento dentário.
Apareceu um cliente, indicado por um amigo comum, que era dentista, e queria um projeto de uma casa.
Eu estava precisando de um tratamento dentário, então propusemos o "escambo" - trocar o projeto da casa pelo tratamento - calculamos qual seria o valor do projeto, e verificou-se o que poderia ser feito que corresponderia a esse valor. O projeto e o tratamento foram feitos, e acho que ninguém saiu perdendo.
De uma maneira geral, como vivemos em uma sociedade capitalista e o valor principal é o dinheiro, entendo que o ideal seja que o serviço seja pago em dinheiro, e quem recebe usa como quiser, mas em situações específicas onde há um interesse mútuo, seja por serviços ou bens, a permuta (ou "escambo") pode ser uma solução bastante interessante."

Sergio Silgerd  Olá Marisa De Paula!
Sim !Já trabalhei com permuta é uma alternativa legal! Qualquer coisa me contate! ABRAÇOS!

Mari Roncatti É meio complicado, nesse mundo capitalista onde todo mundo quer mais e mais e mais, fica meio dificil se acostumar com permutas. Na verdade a permuta nada mais e que uma troca e se trocando coisas não se ganha dinheiro. Seria muito bom se fosse assim.

Carlos Eduardo Moreno Escambo artístico? Talvez algum dia. Trocar? O artista vive por doar.

Valentina Denizo Oi Marisa. Já tive duas experiências de trocas, não como forma de pagamento, mas para circular as "coisas" paradas e sem uso. Na primeira trocamos roupas e adornos e na segunda livros. Adorei as duas. Soube de uma experiência bem interessante em uma favela do Recife, onde, de fato, se trocavam serviços, e segundo a apresentação que vi deu muito certo.

Laura Maria Cardoso Pereira Marisa, acho que não, pq não me lembro....provavelmente se eu tivesse feito, teria sido marcante, eu não iria me esquecer...será???? de qq forma se eu me lembrar, eu te escrevo de novo.

Fernanda Dearo Permuta nada mais é que a forma mais antiga de negociação e moeda do mundo. Não gastar é a melhor forma de economizar. Então porque não aceitar? Ser visionário é uma qualidade do empreendedorismo, assim como a flexibilidade e a solidariedade. Permita é isso: economizar por um lado, ser flexível e ao mesmo tempo solidário com seu cliente.

Marcos Andolphatto Oi Marisa, infelizmente não consegui nenhum retorno com a permuta. Para mim não foi um bom negócio. Abs.

Sonia Passos Eu nunca trabalhei c permutas, mas acho genial o tema virar matéria na revista Em Cotia. Parabéns ao editores e redatores! Bjs

Clarice Alcici Salomão Meu marido fez um trabalho para um restaurante e permutou por uma comemoração de seu aniversario. Foi ótimo.

Angela Maluf Acho super importante a troca, o que pra você já não é necessário, tão pouco, útil tá na hora de transferir a propriedade, disso ou daquilo. Ações de movimentar o que esta cheio de teias de aranha, pó, ferrugem é sinônimo de não preciso mais, mas, pode ser útil para alguém. Conte comigo, total apoio. Bjs Marisa querida

Izildinha  Boa tarde, muito obrigada! Aqui também o pessoal gostou muito da revista. Quanto à permuta, já tivemos algumas experiências nesse sentido. Trocamos propaganda em revistas, guias e outdoors e também serviços fotográficos  por bolos, doces e salgados. A experiência foi boa, todos saíram satisfeitos sem colocar a mão no bolso diretamente. Bjs

Silvia Augusto Oi Ma, a revista ainda não vi... mas sobre a matéria, você sabe que graças a "permuta" me ajudou conseguir meu diploma me ter uma profissão. Foi a oportunidade que agarrei para conquistar. Valeu a pena e me ajudou muito.

Danilo Barros  Boa tarde, já utilizamos sim da permuta. Acreditamos ser interessante, pois podemos viabilizar de uma forma a concluir a satisfação de ambas as partes, já efetuamos permuta, com oficinas mecânicas, elétricas, produtos de limpeza, anúncio em revistas, anúncio em jornais, academias de ginástica, cursos e aulas didáticas aos nossos colaboradores.

Barbara Taz  Sim Marisa, eu trabalho com permuta junto a Clínica Veterinária LovingPets. Sou publicitária e cuido de todas as ações de marketing da empresa, e em troca a LovingPets cuida de meus animais. Nuca havia feito permuta antes, e a experiência é excelente. Temos um ótimo relacionamento e sinto que ninguém sai lesado com a troca. Além de ser muito prazeroso trabalhar para a clínica, já que amo os animais (tenho 8), sem esta permuta seria muito pesado cuidar de maneira adequada de todos os meus animais. Foi a melhor coisa que fiz e pretendo permanecer com essa troca por muitos e muitos anos. 1ª vez participando da enquete \o/

Damaris Lopes Não, Em Cotia, nunca trabalhei com permuta, mas acho uma troca saudável e necessária. Belo trabalho, Marisa e deve ser incentivado, pois da matéria poderá surgir negócios satisfatórios. Abraços e grata pela oportunidade de participar.

Maria José Vitor Gauzzi  Oi Má, obrigada por me convidar, participarei com prazer.
Eu já trabalhei e trabalho com permuta sim; achei a experiência muito interessante e prática desde a primeira vez, principalmente nos dias atuais em que o dinheiro não circula muito em determinadas camadas, ter o crédito é tudo e portanto a permuta, acredito eu, seja uma forma de crédito, ou seja, uma confiança que se deposita no outro com relação não apenas a pessoa física, mas também ao trabalho executado pelo parceiro.  É uma maneira de dar um crédito extra e formar excelentes e duráveis parcerias. Forte abraço.

IVA  Olá Mariza e Paulo Bem,sobre a matéria: Sim ,já trabalhei várias vezes com permuta e lhe digo que a experiência foi ótima. Primeiro acredito no produto e na empresa que estou fazendo a parceria-segundo: acredito na troca da irmandade, onde eu te prestigio e vice versa-terceiro: em algum momento em que a empresa precisa do seu trabalho e está sem condições financeiras e tem perspectiva de crescimento, a ajuda da permuta é primordial  para o primeiro degrau, para sair da crise e voltar ao mercado. Em resumo a PERMUTA é uma troca de moeda muito justa, onde todos ganham.Um grande beijo Iva.

Constant Papineanu Entonces, fiz durante 2 anos permuta c/ um grande jornal. era tabela contra tabela. Eu executava um serviço e ganhava espaço que eu revendia. Foi muito bom para os dois lados. Acho que dependendo dos participantes o "negócio" funciona. Abs

Maria Angélica Dias Moreira Não, nunca. Mas aqui em Brasília tem uma "Feira do Escambo" - nunca fui mas sei que tem ...

Ines Spuras   Oi lindinha, respondi assim: sim, por várias vezes em minha vida me vali da possibilidade de fazer escambo, principalmente quando estava sem grana e sugeria às pessoas esta possibilidade . Fiz trocas muitas e muitas vezes. As clínicas de dentistas, médicos, advogados, esteticistas, galerias, leilões, e, nem me lembro mais quem, se valeram de meus quadros. Foi muito bom e, até hoje, faço muito bom proveito desse tipo de mercado.É ótimo! Ainda troquei quadros por móveis e tapetes e quadros de outros artistas. Bj

Stephanie Fourny não existem permutas por aqui Ma... que pena! gostaria desse jeito de pagamento!! Quero saber quando vai ser a próxima vez que vou jantar no Osaka! Saudades dessa comida deliciosa!

Danilo Caymmi Bolsa de estudos para minha filha em uma universidade particular em troca de participação em eventos da mesma.

Veena Mukti  Sim! Já utilizei muito, muito! Acho excelente! hehehehe ... Acho uma forma bastante prática de movimentar negócios e serviços sem a necessidade de envolvimento de dinheiro. O importante é que a permuta seja clara com o que está sendo oferecido e que seja feita de forma que fique bom para ambas as partes (política do ganha-ganha = onde todos os envolvidos na negociação saem ganhando).

Tatiana De Simone Oi Ma, eu estava conversando com o Max e parece que não se usa permuta aqui na Europa :0( bj


Marisa de Paula  A primeira vez que presenciei uma transação de permuta, há 46 anos, eu nem sabia que tinha esse nome... acho que não tinha nome ainda, mas minha mãe ofereceu-se para passar roupas para uma mulher que era dona de uma escola de datilografia e em troca ela queria uma vaga para meu irmão fazer as aulas. A dona da escola topou e eu achei super legal e inteligente da minha mãe. No tempo em que eu fazia faculdade, eu me lembro que os estágios nos escritórios de arquitetura não eram remunerados, a gente ‘podia trabalhar’ de graça e em troca poderíamos adquirir experiência. Hoje em nossa empresa trabalhamos muito com permutas e é uma maravilha. Permuta para ser bom tem que ser útil para as duas partes. Só permuta quem sabe do valor do seu trabalho e respeita o trabalho do outro, permutar não é fazer um favor, é uma troca perfeita, viável e justa.

Agnes Kobylanki  não, nunca trabalhei na base da permuta não.

Marques Irene  Olá, nunca trabalhei,daí não ter opinião. Garotti Junior
Sim já trabalhei e acho uma forma de trabalho interessante a uma alternativa inteligente.

Izete Neris Sim, quando convém, todas as partes ganham!

Maria Elisa Fsc Já fiz muita permuta. Desenvolvi um bloquinho brinde para um evento médico em 2003 em troca de consultas para meu filho. Fia Aquarelas para sala de espera de um consultorio de psicologia em troca de atenmdimento. Parra essa mesma pessoa desenvolvi linha de cartão, papel de carta, recibo e receituário. Já fiz blusas de tricot, já bordei toalhas de lavabo para consultórios. Já transportei criança qdo fazia transporte escolar. E com vocês também trocamos os anucios pelos meus albuns, e aquela capa da revista ficou tão linda, me orgulho tanto !!! Todas as vezes foi muito gratificante, é um retorno ao passado, onde o valor real da mercadoria esta no trabalho, desempenho e mais, NA VALORIZAÇÃO DE CADA UM Todos tem seu valor respeitado, na medida que um precisa do outro independente do poder econômico, ou classe social.

Andrea Almeida Fernandes Voltou a ser usada e funciona

náira moser bom dia marisa, sim já trabalhei muito com esta "moeda", e acho importante pois com a globalização e a carga da mídia para que sejamos altamente consumistas, compramos coisas que não precisamos de forma permanente na nossa vida, o tempo todo.  sou a favor do bazar para trocas entre vizinhos de objetos comprados durante o ano, e a troca de serviços , é uma forma bem racional de movimentar a economia. na minha área de construção civil é bastante comum.

Cesar Tiburcio ola marisa, sobre permuta... parte da nossa loja foi feita por permuta, trocamos serviços por pedra de granito, peças de vidro, etc.. acho que é muito bom a permuta... abçs a todos...

____________________________________


E você, já trabalhou com permuta? O que achou da experiência?

Compartilhe conosco, basta deixar um comentário abaixo.

2 comentários:

  1. Quem trabalha sempre estará sujeito a permutas
    Faz parte do inicio, meio e fim de qualquer tipo de negocio.
    Para te conhecerem, para ganhar novos clientes ou para finalizar o seu negocio, você sempre acaba tendo que partir para esse tipo de "pagamento"

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir