Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Saúde promove curso de capacitação sobre tuberculose

 Profissionais estão sendo preparados para a Campanha de Busca Ativa de Tuberculose, que acontecerá na segunda quinzena de março.

A Secretaria Municipal da Saúde iniciou esta semana um curso de capacitação sobre tuberculose para todos os profissionais que atuam no atendimento aos pacientes (agentes comunitários, enfermeiros e médicos). O objetivo é preparar os funcionários para a campanha de Busca Ativa de Tuberculose, que acontecerá entre os dias  14 e 31 de março nas Unidades Básicas de Saúde do município.


De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Canassa, a capacitação visa divulgar a doença e fazer com que os profissionais identifiquem os sintomas nos pacientes que recorrerem aos postos de saúde do município. “Com o diagnóstico precoce, o paciente receberá o acompanhamento adequado e o tratamento será bem-sucedido”, afirmou.



Os agentes comunitários que atuam nos postos de saúde da família (PSF) foram os primeiros a receber o treinamento. Além de serem orientados sobre os casos sintomáticos respiratórios, aprenderam como proceder durante o tratamento.
O curso de atualização para enfermeiros e médicos está programado para as próximas semanas.

Saiba mais
·       A tuberculose é causada pelo Bacilo de Koch. Em geral, atinge os pulmões, mas pode atingir qualquer parte do corpo
·       A transmissão ocorre pelo ar, quando a pessoa doente tosse, fala ou espirra
·       Quando é identificada a doença todas as pessoas do convívio familiar devem ser examinadas
·       A vacina BCG garante a imunização das crianças
·       Os sintomas mais comuns são: tosse por mais de três semanas, febre baixa, cansaço, perda de peso e suor noturno
·       Uma das formas de identificar a doença ocorre por meio da realização do exame de escarro
·       A tuberculose tem cura desde que o paciente siga todas as orientações médicas. O tratamento tem a duração de pelo menos seis meses. Toda medicação é garantida pelo serviço público de saúde.


Fonte: Vigilância Epidemiológica do Município de Cotia

Nenhum comentário:

Postar um comentário