A fim de despertar o interesse dos jovens pela educação continuada e inteira-los sobre as possíveis carreiras que podem seguir, a Secretaria de Assistência Social promoveu no dia 27 de outubro, no Salão Comunitário, uma “roda viva” com profissionais de várias áreas. O evento foi destinado aos beneficiários do Programa Ação Jovem, que atende atualmente 200 moradores do Centro, Tijuco Preto e Parque do Agreste, com idade entre 15 e 24 anos.
Na “roda viva” – uma espécie de bate papo – os jovens puderam se inteirar mais sobre as áreas de atuação de um advogado, médico, dentista, psicólogo, jornalista, professores de educação física e música, nutricionista e arquiteto. Os convidados falaram das opções de trabalho e a realidade do dia-a-dia de cada profissão, as dificuldades que passaram, responderam às perguntas dos jovens e deixaram uma mensagem de incentivo.
Ao abrir o evento a secretária de Assistência Social, Fátima Rocha, explicou que o objetivo foi sanar dúvidas sobre as profissões e mostrar as oportunidades que os governos municipal, estadual e federal oferecem hoje para os jovens se qualificarem. “Estudem sempre, pois assim vocês poderão vencer todos os obstáculos e não deixem de participar dos cursos gratuitos que a Prefeitura oferece. Qualificar a população sempre foi uma preocupação do prefeito, que trouxe vários cursos profissionalizantes do Senai, Sesi e Centro Paula Souza”.
O bate-papo também foi prestigiado pelo prefeito Roberto Rocha, pelo vice-prefeito e secretário de Educação professor Carlos, pelo presidente da Câmara vereador Marcelo Lenha e pelo coordenador do Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente Munir Cury. “Aproveitem este momento para se informarem, tirar dúvidas e nunca se esqueçam que a educação é o melhor investimento que podemos fazer em nós mesmos”, comentou o prefeito.
Já o vice-prefeito esclareceu os jovens sobre os programas Escola da Família e Pró-Uni (Universidade para Todos), os quais têm como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. “As oportunidades existem, mas há maneiras de vencer os obstáculos principalmente os financeiros, portanto nunca desistam”, disse incentivando os jovens.
Para a secretária de Assistência Social, o evento superou as expectativas. “Os jovens se mostraram muito interessados, ouviram com atenção os profissionais convidados que deram excelentes depoimentos. Vamos repetir o evento trazendo para mostrar a eles outras profissões”, destacou Fátima Rocha.
Desde que assumiu a Secretaria de Assistência Social, Fátima vem realizando um trabalho diferenciado e mais humano com os beneficiários do Ação Jovem - um programa do Governo Estadual que se limitava apenas na transferência de renda como incentivo na conclusão da escolaridade básica. Porém, Fátima incrementou as atividades do programa com aulas semanais de espanhol, cursos de auto-desenvolvimento, cidadania, português, além de passeios culturais e atividades diversas envolvendo meio ambiente, esporte e lazer.
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Nenhum comentário:
Postar um comentário