Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Novos Conselheiros Tutelares de Vargem Grande Paulista tomam posse

Os novos membros do Conselho Tutelar de Vargem Grande Paulista, eleitos para o triênio 2010/2013, foram empossados no dia 27 de outubro, no Salão Comunitário. Durante a cerimônia os cinco conselheiros - Eva de Oliveira Batista (Eva do Pastel), Luis Nobre da Silva (Biro-Biro), Neusa Aparecida de Moraes Rodrigues, Eriton Bezerra Gomes (Tom) e Joseildo dos Santos (Dolinha) - fizeram o juramento de dignificar a profissão e zelar pelos direitos da criança e do adolescente.

Os diplomas de posse foram entregues aos conselheiros tutelares pelas mãos do prefeito Roberto Rocha, do vice-prefeito professor Carlos, dos vereadores Marcelo Lenha e Wellington Martins, da secretária de Assistência Social Fátima Rocha, do coordenador do Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente Munir Cury, do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente Uilson Domingues Vieira, do delegado Etori e do comandante da Guarda Municipal Deocleciano de Moraes.

A escolha dos novos conselheiros foi realizada em três fases: prova escrita, curso preparatório e a eleição. Além disso, eles também tiveram que comprovar experiência em atividades de atendimento e/ou defesa na área da criança e do adolescente; residir no município há mais de 2 anos; ter concluído o ensino médio; e não estar concorrendo ou exercendo cargos políticos.

O prefeito parabenizou os conselheiros e enalteceu o trabalho que desenvolverão junto à criança e adolescente. “Vocês representam o interesse de uma sociedade e terão de se doar totalmente em prol da criança e adolescente do nosso município. Espero que exerçam um bom trabalho e contem sempre com a administração”, disse Roberto Rocha.

Na oportunidade, a secretária de Assistência Social destacou a importância de resgatar o sentido da família na educação dos jovens. “Vocês terão uma tarefa nada fácil que é lidar com crianças e jovens violentadas, que sofrem maus tratos da família e em total vulnerabilidade social. E a nova lei de adoção está mudando o conceito do conselho tutelar, que passa a ter uma responsabilidade maior”, disse Fátima Rocha, colocando a secretaria à disposição dos novos membros.

A preocupação do governo municipal com a criança e adolescente também foi lembrada pelo vice-prefeito professor Carlos. “A primeira ação do prefeito Roberto Rocha foi a criação do Abrigo Municipal, justamente para acolher a criança e adolescente. Além disso, ele tem investido na educação e qualificação dos jovens com cursos profissionalizantes gratuitos”.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo ligado CMDCA, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos na Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990, que entrou em vigor no dia 14 de outubro de l 990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário