Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dia Mundial de Combate à Obesidade

Campanha Escolha Saúde dá 10 dicas para você se manter longe da obesidade
Segundo dados do IBGE, metade da população brasileira (49%) está acima do peso e, caso não sejam tomadas as medidas necessárias, nos próximos 10 anos, a obesidade poderá alcançar dois terços da população. Por isso, 11 de outubro, Dia Mundial de Combate à Obesidade é a data escolhida para alertar a população sobre os perigos da doença e a importância da adoção de hábitos saudáveis.
Aqueles que querem ficar longe da obesidade e seus riscos precisam mudar o comportamento cotidiano, adicionando a alimentação saudável e prática de exercícios físicos a suas atividades diárias. Para auxiliar a população nessa importante etapa preventiva, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e o Instituto Minha Escolha criaram a Campanha Escolha Saúde, uma forma de auxiliar a população a se manter saudável e longe dos quilinhos indesejados.
O excesso de gordura no corpo desencadeia e piora uma série de problemas de saúde, que poderiam ser evitados por um estilo de vida saudável, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e dislipidemias. A boa notícia é que a perda de peso, na maioria dos casos, leva à cura ou ao controle, com a diminuição do colesterol e redução da glicose no sangue.
“Sabe-se que é muito difícil mudar os hábitos de vida, mas isso é fundamental tanto para quem quer chegar à perda de peso e manutenção”, explica o vice-presidente da SBEM Dr. Airton Golbert. Todos os comportamentos relacionados à escolha alimentar, à prática de atividade física (espontânea e programada) e a hábitos como tabagismo e etilismo devem ser analisados para que se saiba o que precisa ser modificado.
Pequenas escolhas no dia a dia fazem a diferença, confira 10 dicas saudáveis para você se manter longe da obesidade:
Fique atento: aqueles que têm tendência a engordar não têm cura, portanto, o controle alimentar deve ser feito regularmente e para sempre.
Mexa-se: Mantenha uma rotina de exercícios físicos, no mínimo 3 a 5 vezes por semana. Qualquer exercício é melhor que nada, porém, as atividades físicas aeróbicas são as mais eficientes em gasto calórico e perda de peso.
Periodicidade: Obedeça ao horário das refeições, lembrando que devem ser cinco ou seis refeições, em que cada uma delas você irá comer um pouco de tudo, sem exageros!
Uma coisa de cada vez: Evite comer enquanto lê, usa o computador ou assiste televisão - distrações podem levá-lo a comer mais do que o necessário.

Aproveite o final de semana: muitas vezes não é possível conseguir um tempo livre durante a semana, por isso, use o sábado e domingo para se exercitar. Correr, caminhar, nadar por no mínimo meia hora já irá dar resultados.
Não belisque: Comer inadequadamente, como lanches no lugar das refeições, pode levar ao hábito de beliscar, e consequentemente levar ao excesso de calorias e aumento de peso.
Consulte seu médico: É o especialista em Endocrinologia quem verificará se não existem doenças que possam estar relacionadas ao excesso de peso e orientar sobre o tipo de dieta e exercício mais indicado para você.
Faça exames regularmente: Os exames preventivos vão ser uma ótima oportunidade de detectar doenças em fases iniciais que poderão ser tratadas e prevenindo problemas futuros.
Escolhas saudáveis: Opte por subir escadas ao invés de usar o elevador, estacione algumas quadras antes do seu destino, diga não ao controle remoto.
De olho na ansiedade: As pessoas com ansiedade tendem a comer sem estarem com fome, e aumentando a ingestão de calorias além do necessário, o que leva a aumento do peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário