Em finalização desta edição, precisamos ir a São
Roque. Partimos de Vargem Grande, pela Raposo, numa quarta-feira, céu azul. A
paisagem da Raposo nesse trajeto é um bálsamo. Se tivéssemos ido em sentido
contrário, para São Paulo, provavelmente a sensação seria inversa.
A revista Em
Cotia perguntou: ‘E a Raposo?’
Muito leitores responderam. Veja as respostas que
chegaram até o fechamento da edição:
Continua no mesmo lugar! rs... brincadeirinha, mas na real, dizer que a
Raposo Tavares continua no mesmo lugar é dizer que tudo nela continua do mesmo
jeito. Há 6 anos mudei do Brooklin para Cotia, trabalhei em São Paulo até 2008.
A decisão para trabalhar por aqui e só ir para São Paulo visitar meus amigos
e meus pais, e quando necessário,
atender clientes. Foi exatamente pelo fato da Raposo Tavares continuar
no mesmo lugar, do mesmo jeito e sem nenhuma real solução à maior
característica que esta rodoavenida apresenta: o alto índice de congestionamento,
por ser a única saída para São Paulo, e o alto índice de acidentes, por não ter
a fiscalização necessária! Resumindo: direcionei quase tudo que faço e preciso
para viver aqui na região, pois a melhora da rodovia independe de mim e pelo
jeito... reais soluções estão bem distantes de aparecer!!! Espero ter ajudado
bjks!!!
Adoroooo...
perigosa, porém nos leva para lindos lugares: shoppings, restaurantes, o
maravilhoso templo Zu Lai, a linda Embu das Artes, etc, etc... estou sempre
trafegando nela!!!
Adoro a Raposo
Tavares porque vejo um pouco de verde, fico com pena ter que voltar para São
Paulo. Essa estrada leva para lugares bonitos como São Roque, por exemplo.
Vai
mal, obrigada, kkk ... mas vou juntar dinheiro pra comprar um helicóptero, kk
... mas até lá a Raposo já parou!
Concordo com
a fau barbosa, está
cada dia pior e não tem mais dia e nem hora, ela quase sempre está travada!!!
Raposo
Tavares: uma vilã para nós que moramos afastado de São Paulo, justamente
para termos qualidade de vida. Na minha casa temos 3 exemplos do caos que a Raposo
está em relação ao trânsito, aqui preferimos ganhar menos a ter que ir
trabalhar em São Paulo e ter que pegar a rodovia abarrotada de carros logo ao
amanhecer do dia. Essa decisão resulta em 20% a menos no salário, mas para nós
100% em saúde, ou seja, vale a pena viver menos irritado, cansado, mal humorado
e outras coisas mais que o trânsito nos traz. bjs...
Está cada
vez mais difícil conviver com ela. Nunca sabemos o que encontraremos pela
frente. Qualquer compromisso tem que ser marcado com várias horas de
antecedência e mesmo assim corremos o risco de não chegarmos no horário. Também
não temos nenhuma outra opção. Não vejo nenhuma luz no fim do túnel. Quem sabe
alguma autoridade iluminada encontre solução.
Bommm... a Raposo
cada dia pior, um caos, vou todos os dias prá São Paulo, as pistas
congestionadas e os corredores que sobram motociclistas vêm a toda velocidade,
vejo de um a dois acidentes por dia, uma loucura, na minha opinião Raposo
Tavares - SP até VGP - já não é mais uma
rodovia e sim uma avenida, com padarias, farmácias, hipermercados, agências
bancárias, agências automobilísticas, restaurantes e com grandes empresas, acho
que em caráter de urgência fazer metrô de superfície ou duplicar novamente. Para
ir trabalhar levo 1h20 um caminho que, sem trânsito, já fiz em outro horário (sem
ser horário de pico) fiz em 17 minutos contados no relógio. Espero que as
autoridades olhem para este trecho da Raposo Tavares até VGP .
Oi marisa! Eu já tinha lido aqui pela net a revista desse mês, adorei a matéria
com a Débora!!
Sobre a enquete da Raposo vou colocar meu ponto de vista: a Raposo Tavares está
se transformando em uma "avenida" de grande tráfego. Os municípios
que ela integra até o trecho de Vargem Grande Paulista (até onde a frequento)
se apresentam como bairros da metrópole, cada vez mais sofisticados na
proporção do crescimento imobiliário e viário. A evolução da Raposo por meio de
obras de revitalização da rodovia se projeta em grandes complexos comerciais em
suas margens. O trânsito dos horários de "ida e vinda" do trabalho
torna-se comum em outros horários reservados ao lazer como em um bom domingo. Algumas
considerações seriam: torná-la uma via expressa, retirando os semáforos e
construindo vias auxiliares de acesso (marginais) com velocidade reduzida, de
seu início em São Paulo até a Granja Viana, trecho mais conturbado; e
desenvolver um acesso direto da Raposo Tavares à Marginal Pinheiros, sem passar
pela r. Sapetuba e a av. Professor Francisco Morato. Por enquanto, agradeço ser
um frequentador eventual. um grande beijo Marisa!
Não vejo a Raposo
Tavares... vejo carros, carros, carros.... trânsito, trânsito.... cada vez
pior!!! O sossego de morar por aqui é quebrado pela tortura do trânsito do
começo, meio e final do dia.
Raposo Tavares,
cada vez mais impossível dado o crescimento comercial, mas muito natural. É o
progresso!
A Raposo
Tavares, com todos os problemas de uma rodovia (acidentes, caminhões, etc),
virou uma avenida congestionada sem vias vicinais de escape. Sendo assim, a ida
para São Paulo de manhã e a volta para Cotia no final da tarde estão cada dia
mais demoradas. Por causa do tráfego intenso, dá para sentir o aumento de
poluição até dentro de casa! Os móveis acumulam poeira em excesso, coisa que
não ocorria quando me mudei para cá há seis anos.
Oi Marisa, a
Raposo principalmente no trecho que corresponde a nossa cidade (VGP) está um
verdadeiro caos, os adms da rodovia conseguiram fazer trânsito numa cidade tão
pequena por pura falta de capacidade de sequer imaginar que, tendo uma marginal
onde não se tem acesso a pista central, o resultado só poderia ser esse. Um
único retorno por baixo do viaduto, cujo nome não sei, tbm contribui em muito
para o difícil acesso para ambos os lados da cidade, tornando a vida de todos
os moradores limitada, sem contar a falta de respeito com a população por
colocarem uma única passarela ao longo de todo centro da cidade, limitando
ainda mais a vida dos pedestres. A tão esperada alça de acesso no viaduto do Haras
Bela Vista que tornará a vida dos moradores do jd. Europa e bairros vizinhos
menos complicada, parece que vai sair do papel. Pois é a antiga Raposo era
realmente mais perigosa, só que perante as realidades que estamos vivendo...
chega até a dar saudades...
A Raposo prá
mim é uma grande avenida devido ao número de veículos que circulam por ela
diariamente e a qualquer horário. Podem falar o que for da Raposo, mas nada se
compara ao trânsito que enfrentei minha vida toda enquanto morei em São Paulo. Hoje,
ela pode estar parada, andando, cheia ou vazia, mas a única sensação que tenho
quando pego a Raposo é a sensação de que estou em casa, pq sei que qdo estou
nela, logo logo estarei na minha
querida casa. Pronto, falei! =^.^=
A Raposo Tavares
está cada dia mais caótica... tudo é motivo para o trânsito (congestionado): se
chove, se quebra algum carro e se tiver acidente então, aí... não tem jeito, o
negócio é desmarcar qualquer compromisso e ter paciência, muita paciência...
Luciana
Raposo Faria
Perigosa,
insuficiente para o crescimento da região, mas aqui em VGP essa duplicação
violentou nossa principal característica, uma cidade que nasceu e cresceu em
torno da rodovia, ou seja, o centro era a própria Raposo... fomos amputados,
privados no nosso direito de ir e vir, ganhamos um paredão de concreto medonho
e trânsito caótico, nada de árvores e flores e pássaros, essa seria a minha Raposo...
perfeitamente possível!
Minha
querida Marisa, a Raposo Tavares vai de mal a pior, precisando urgentemente de
um bom tratamento. Seja trem de superfície, seja metrô, qualquer um deles pode
melhorar, embora de médio a longo prazo. Penso que daqui a poucos anos não
iremos além de Cotia em horário de pico, que atualmente inicia às 6:h00 e
termina as 22h:00, ininterruptamente. É um assunto que já vem sendo conversado
há um bom tempo por algumas pessoas, principalmente na Granja Viana, que está
se transformando num pólo comercial e de escritórios considerável. Sem comentar
a existência de dezenas de condomínios verticais gigantescos sendo construídos
"nas calçadas" dessa grande avenida que liga Cotia a São Paulo. Não
esqueçam ainda de Alfaville muito próximo daqui, que costuma deixar o rodoanel
completamente parado próximo a Osasco. Esse problema é de ordem local ? Social
? Municipal ? Estadual ? Federal ? Francamente não sei, o que sei é que teremos
sérios problemas em muito pouco tempo.
A Raposo
Tavares... saudades do tempo que dava para sair no domingo para fazer um
pique-nique à beira da Raposo, tinha até um banheiro no km 38...agora dá para
passar raiva com tanto trânsito, mas enfim, a modernidade chegou...
Muito
carregada a qualquer hora quando mudei aqui em 1975 era boa! Agora Deus me
livre!!! A duplicação já foi feita o que será daqui prá frente? Só Deus sabe
né? Lembro quando era uma pista só - ida e volta sem mureta, era mais perigosa
mas ainda deixa a desejar o trajeto está difícil cada vez mais!!! Mas se tem
alguma solução vamos lá, né? Moro na Granja Vianna e posso dizer que vou a Ibiúna
com freqüência, tem trechos que emperram na volta e demoramos a chegar em
casa!!! Na Raposo a Bunjiro é tranquila ainda... ninguém segura o progresso ...
é...o progresso assusta muito, mas não tem freio não!! Ando muito na rodovia Raposo
Tavares e de longa data, como falou a amiga Darlene, eu também vivi e vivo
estes tipos de lembranças, como ir a maternidade ganhar meus bebês, tive sorte
pois trânsito era muito calmo. Enfim
muitas histórias ao longo dos anos, mas temos sorte de morar em um lugar privilegiado
como Cotia e outros bairros próximos!!
Raposo Tavares
é sinônimo de trânsito e de crescimento mal planejado. Moro em Vargem Grande há
21 anos e a duplicação da rodovia em que a cidade cresceu em volta, trouxe
benefícios só para quem passa diretamente por ela. Para quem mora, tem que dar
voltas e voltas para ir ao mercado e chegar em casa e estando a pé, sofremos
com apenas uma passarela. Minha vó morava no bairro jd. Floresta, atravessava a
Raposo e estava no mercado 46. Após a duplicação, ela tinha de andar até a
passarela e carregar as sacolas ou pagar muito por um táxi. Falo pela região
que moro que sofreu com um crescimento que não foi planejado. Fiquei pasma com
a rapidez que cheguei na zona leste esse final de semana... tomei um ônibus até
Pinheiros, claro com chuva a Raposo estava impossível, porém cheguei em Pinheiros,
tomei o metrô até a República e cheguei no Carrão em 20 minutos... acredite se
quiser! Um metrô agilizaria muito a nossa vida! O crescimento de Vargem Grande me
assusta... quando eu era criança via mais mato... como caipira que sou, isso me
incomoda um tanto haha... mas como crescer sem perder a ingenuidade de
interior? Sem destruir nossa natureza local? Dando acessibilidade e não
privando-a... é isso que a Raposo não se preocupou ao expandir.
Oi, bom
dia!! Nós q amamos Vargem Gde e região, temos nos últimos anos encontrado
dificuldades em transitar pela Raposo. A construcão de um metrô e a duplicação
da rodovia é necessário e urgenteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!! A valorização da
região pede isso, o q eu n entendo é a construção de diversos condomínios
residenciais na beira da pista! Como será duplicada (a rodovia) se esses edifícios
tomam conta da rodovia!!!???? Metrô urgenteeeeeeeeeeeeeeeeeeee!! Vai aliviar o trânsito e facilitar a vida se
realmente construirem o Porto Seco, o Aeroporto?????... Urgente duplicação e
metrôooooooooooooooo!!
A Raposo Tavares?
Na minha opinião, depois de duplicada, trouxe mais agilidade de locomoção e
junto trouxe enormes congestionamentos que tem atrapalhado a vida das pessoas
que precisam desta rodovia para ir e vir de São Paulo. Como moradora da cidade
de Vargem Grande, vejo uma enorme insatisfação das pessoas, do comércio, pois
temos um retorno no centro, uma passarela no centro. Para mim, que venho para a
cidade pela Rodovia Bunjiro Nakao, não existe uma segunda opção a não ser ter
que “fazer um passeio turístico” todos os dias pela cidade para voltar à
rodovia que vai para minha casa. Uma pena que na época a prefeitura não se
preocupou e fica a expectativa que a atual faça algo que melhore a situação, se
é que dá, não é?
Acho a
Raposo linda!! Só passo por ela a passeio, quase sempre com o Carlos,
antigamente com as "crianças", indo para algum lugar legal.
A Raposo não
é apenas a ligação entre Vargem Grande e São Paulo. É preciso lembrar que é a
estrada que ligava e liga ainda boa parte do interior a capital, aliás vai até
a divisa com o Mato Grosso do Sul ! Como estrada antiga sofre dos males da
idade, coisas que a modernidade exige mas não faz... mas esta nossa Raposo é
linda e liga tantas belezas! No nosso caso, sinto que está abafada pelo
desenvolvimento desordenado ... mas poeticamente falando ela continua na sua
essência, como caminho ela me conduz ...às vezes penso: ah se as estradas
pudessem falar, contar as histórias, quantas vezes estive na Raposo indo e
vindo comemorar, quantas vezes fui e vim chorando, quantas outras namorando, outras
ainda aproveitando a viagem para educar um rebento, conversas vibrantes com
amigos e outras tantas e tantas sozinha com meu sonhos. Acho também que
problema de excesso de carros não é apenas uma questão das rodovias... é muito
mais complexo !!!!!!
Há quase 3
anos não circulo pela Raposo, que foi nossa conexão diária entre o lar doce lar
e a Paulicéia desvairada....apesar das loucuras das idas e vindas
congestionadas, era um ritual gostoso. Os lugares certos para as paradas
certas... os horários menos concorridos, as mutações diárias...doces
lembranças...
Cada
dia mais travada, eu só utilizo até o rodoanel, mas já dá pra estressar...
Respondendo:
não tenho nenhuma esperança. Infelizmente.
A Raposo
Tavares, teve uma evolução muito boa e significativa nesses últimos anos,
acredito que para todos nos que de uma forma ou de outra utilizam a Raposo,
seja para se deslocar de uma lugar para outro ou até mesmo para usufruir de
bons estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços. Bjs.
Cleide Lima
E a Raposo
Tavares? Não sei se entendi a pergunta, mas lá vai. Acho que continua lá...
rsrs
Eu não
utilizo muito atualmente, já vivi diariamente esse congestionamento e sei que
vai ficar pior.
Cresceram
as possibilidades ao longo da Raposo, porém o transito nela ainda nos deixa sem
paciencia!!! (para aqueles que usam todo dia esse caminho)
Nossa!
Quando eu penso que fazia retorno na própria estrada na frente do Rio Branco,
no 25 e era uma só pista...quanto mudou! Quanto cresceu e melhorou muito nestes
25 e muitos mais km...Tem pista dupla, iluminação, câmeras, mais
retornos, muitas coisas engrandecedoras e até radar! Imaginem, radar!
Antes não se conseguia andar pelos buracos e riscos que corríamos. Agora não se
pode pelo número de veículos que nela transitam...Pena...
Precisa
comentar msm? rs...
Oi Marisa,
vou responder aqui a enquete da raposo: " A Raposo Tavares, que conheço há
mais de 30 anos, vê o crescimento da região tão acelerado, tão sem
planejamento, tão sem condições de suportar o trafego, mais do que saturado! Um
traçado antigo, de 1920, duplicado nos anos 80, não dá mais conta de tantos
condomínios e empreendimentos. As mudanças viarias que são feitas ficam
obsoletas em pouco tempo!! A criação de rotas alternativas, paralelas à Raposo,
para que o fluxo se dilua, e a criação de uma linha de trem saindo da estação
Butantã do Metro poderiam ajudar. Sou privilegiada, pois trabalho no 22 e moro
no 28, portanto so circulo por aqui. Saudades de quando levava 25 mins para ir
a São Paulo, a qualquer hora! " Beijos
Realmente,
não tem mais horário específico para ‘parar tudo!’ ... Cada dia as pessoas saem
mais cedo, mais de madrugada para poder cumprir horários... numa dessas quando
temos compromissos com horário marcado, com medo de atrasar, saímos muuuito
mais cedo. Quando temos que buscar algum parente no aeroporto e cujo horário
será, por exemplo, às 6 da manhã, optamos por sair de casa na noite anterior
tipo23h... e chegando no aeroporto, dormir no carro até amanhecer, pelo menos
já estamos lá e sem estresse. Alguns amigos acham que somos exagerados, mas vai
que a Raposo e a marginam estejam travadas... melhor dormir em paz no carro,
estacionados dentro do aeroporto, do que dormir poucas horas e preocupados com
o possível trânsito emperrado.
Outro dia
tínhamos horário para reunião às 8 horas na rádio Cultura... com medo de perder
o horário devido ao transito, optamos por sair às 5h da manhã. Nesse dia,
magicamente/malucamente, não pegamos nenhum trânsito! Chegamos lá antes das
6h... o porteiro admirado perguntou: Mas
que horas vocês marcaram a reunião?!!! Chegaram
cedinho demais, não acham?...
A Raposo
Tavares, teve uma evolução muito boa e significativa nesses últimos anos,
acredito que para todos nos que de uma forma ou de outra utilizam a raposo,
seja para se deslocar de uma lugar para outro ou ate mesmo para usufruir de
bons estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços. Bjs.
Por diversas vezes escuto propostas que objetivam o
desentupimento da Raposo Tavares, umas viáveis e outras que realmente beiram a
loucura de verdadeiros faraós.
Como seria bom se pequenas medidas fossem tomadas amanhã, sim a partir de amanhã. Bom, talvez rápido e pretencioso demais mas, quem frequenta a Raposo percebe que os nós acontecem em pontos determinados pela assinatura de projetos que precisamos repensar. Uma sinal de trânsito ao final de uma aclive numa Rodovia?!? Alças de acesso as marginais e bairros que mal passam charretes?!? Estou a duas semanas fora de casa. Saudades do ilustrissimo bandeirante? Nenhuma.
Como seria bom se pequenas medidas fossem tomadas amanhã, sim a partir de amanhã. Bom, talvez rápido e pretencioso demais mas, quem frequenta a Raposo percebe que os nós acontecem em pontos determinados pela assinatura de projetos que precisamos repensar. Uma sinal de trânsito ao final de uma aclive numa Rodovia?!? Alças de acesso as marginais e bairros que mal passam charretes?!? Estou a duas semanas fora de casa. Saudades do ilustrissimo bandeirante? Nenhuma.
Pessoal, cada vez mais difícil ir para São Paulo, cada vez menos atraente... a Raposo leva também para lugares maravilhosos que não é São Paulo. Nada contra Sampa, mas tudo contra o congestionamento e o sufoco do calor dentro dos carros sem ar condicionado ou nos ônibus e Vans lotadassas... Bóra prá São Roque e Sorocaba!
ResponderExcluirGostei da enquete, muito oportuna!
A Raposo vai mal. Por trabalhar na beira da Rodovia, acabo por presenciar muitos flagrantes. Um tipo de flagrante cada vez mais frequente é o de CAMINHÕES na faixa da esquerda em altíssima velocidade, e por falar em caminhões eles o número subiu em 80% nos últimos 2 anos (dados do Jornal O Estado de SP). São esses veículos de carga pesada que contrastam com os automóveis todos os dias das 17h30 às 18h50 do Km 30 ao Km 24,5, pequeno percurso que já fiz em UMA HORA e QUINZE MINUTOS.
ResponderExcluirAinda bem que será feita a ampliação da Rodovia, serão 5 faixas do Km 12 ao Km 26 e 4 faixas do Km 26 ao Km 30. Super aprovo esse projeto!
Suzana, muito obrigada pelo seu comentário e suas considerações!
ResponderExcluir