Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Da teoria à prática: alunos do Colégio Viver conferem na exposição conteúdo visto em sala de aula


A riqueza da obra do artista plástico holandês Maurits Cornelis Escher foi o ponto de partida do trabalho proposto pelo Colégio Viver aos seus alunos dos dois ciclos do Ensino Fundamental: ao longo de um mês, professores e alunos abordaram vários aspectos da obra de Escher em estudos que integraram três disciplinas: artes plásticas, geometria e ciências.



O trabalho foi concluído com a visita dos estudantes à exposição “O mundo mágico de Escher”, no Centro Cultural Banco do Brasil, na região central de São Paulo. Antes disso, o curador da mostra Pieter Tjabbes, foi à escola conversar com os alunos sobre a vida e a importância do artista.


A diretora do Colégio Viver, Maria Amélia Cupertino explicou que a integração de matérias de diferentes áreas faz parte do projeto educacional da escola e que a visita à exposição “teve como objetivo, em primeiro lugar, ampliar o repertório dos alunos, que, em sua maioria, por morarem longe do centro, têm poucas oportunidades de aproveitar eventos assim”.

Com olhares atentos e cheios de curiosidade, os estudantes foram reconhecendo nas 95 obras expostas, aspectos trabalhados em sala de aula e, como a ilusão de ótica, proporcionada, por exemplo, pela “Sala do Impossível”, na qual, um gato aparece acomodado ora em uma superfície, ora no ar, dependendo ao ângulo pelo qual era visto.


“Gostei do jeito como o Escher trabalha a perspectiva e as mudanças de ângulo. Gostei das obras, gostei de tudo”, comemora Joana Barreto, de 12 anos, aluna do sétimo ano. O entusiasmo é compartilhado por Júlia Nakano, de 13 anos, que destaca “as coisas loucas e diferenciadas” do artista e a “mistura que ele faz com as imagens”.

As duas concordam que a visita á exposição reforçou o aprendizado em sala de aula e estimulam a ideia de novos passeios:“não costumo fazer esse tipo de passeio. Gosto muito quando vou com a escola”, diz Joana, que tem o apoio de Júlia: “É uma coisa boa e todo mundo gosta”!

Fonte: FN Comunicação Estratégica

Nenhum comentário:

Postar um comentário