Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de outubro de 2011

E a Raposo?


Em finalização desta edição, precisamos ir a São Roque. Partimos de Vargem Grande, pela Raposo, numa quarta-feira, céu azul. A paisagem da Raposo nesse trajeto é um bálsamo. Se tivéssemos ido em sentido contrário, para São Paulo, provavelmente a sensação seria inversa.
A revista Em Cotia perguntou: ‘E a Raposo?’ 
Muito leitores responderam. Veja as respostas que chegaram até o fechamento da edição:



Continua no mesmo lugar! rs... brincadeirinha, mas na real, dizer que a Raposo Tavares continua no mesmo lugar é dizer que tudo nela continua do mesmo jeito. Há 6 anos mudei do Brooklin para Cotia, trabalhei em São Paulo até 2008. A decisão para trabalhar por aqui e só ir para São Paulo visitar meus amigos e meus pais, e quando necessário,  atender clientes. Foi exatamente pelo fato da Raposo Tavares continuar no mesmo lugar, do mesmo jeito e sem nenhuma real solução à maior característica que esta rodoavenida apresenta: o alto índice de congestionamento, por ser a única saída para São Paulo, e o alto índice de acidentes, por não ter a fiscalização necessária! Resumindo: direcionei quase tudo que faço e preciso para viver aqui na região, pois a melhora da rodovia independe de mim e pelo jeito... reais soluções estão bem distantes de aparecer!!! Espero ter ajudado bjks!!!

Adoroooo... perigosa, porém nos leva para lindos lugares: shoppings, restaurantes, o maravilhoso templo Zu Lai, a linda Embu das Artes, etc, etc... estou sempre trafegando nela!!!

Adoro a Raposo Tavares porque vejo um pouco de verde, fico com pena ter que voltar para São Paulo. Essa estrada leva para lugares bonitos como São Roque, por exemplo.

Vai mal, obrigada, kkk ... mas vou juntar dinheiro pra comprar um helicóptero, kk ... mas até lá a Raposo já parou!

Concordo com a fau barbosa, está cada dia pior e não tem mais dia e nem hora, ela quase sempre está travada!!!

Raposo Tavares: uma vilã para nós que moramos afastado de São Paulo, justamente para termos qualidade de vida. Na minha casa temos 3 exemplos do caos que a Raposo está em relação ao trânsito, aqui preferimos ganhar menos a ter que ir trabalhar em São Paulo e ter que pegar a rodovia abarrotada de carros logo ao amanhecer do dia. Essa decisão resulta em 20% a menos no salário, mas para nós 100% em saúde, ou seja, vale a pena viver menos irritado, cansado, mal humorado e outras coisas mais que o trânsito nos traz. bjs...

Está cada vez mais difícil conviver com ela. Nunca sabemos o que encontraremos pela frente. Qualquer compromisso tem que ser marcado com várias horas de antecedência e mesmo assim corremos o risco de não chegarmos no horário. Também não temos nenhuma outra opção. Não vejo nenhuma luz no fim do túnel. Quem sabe alguma autoridade iluminada encontre solução.

Bommm... a Raposo cada dia pior, um caos, vou todos os dias prá São Paulo, as pistas congestionadas e os corredores que sobram motociclistas vêm a toda velocidade, vejo de um a dois acidentes por dia, uma loucura, na minha opinião Raposo Tavares -  SP até VGP - já não é mais uma rodovia e sim uma avenida, com padarias, farmácias, hipermercados, agências bancárias, agências automobilísticas, restaurantes e com grandes empresas, acho que em caráter de urgência fazer metrô de superfície ou duplicar novamente. Para ir trabalhar levo 1h20 um caminho que, sem trânsito, já fiz em outro horário (sem ser horário de pico) fiz em 17 minutos contados no relógio. Espero que as autoridades olhem para este trecho da Raposo Tavares até VGP .




Oi marisa! Eu já tinha lido aqui pela net a revista desse mês, adorei a matéria com a Débora!!

Sobre a enquete da Raposo vou colocar meu ponto de vista: a Raposo Tavares está se transformando em uma "avenida" de grande tráfego. Os municípios que ela integra até o trecho de Vargem Grande Paulista (até onde a frequento) se apresentam como bairros da metrópole, cada vez mais sofisticados na proporção do crescimento imobiliário e viário. A evolução da Raposo por meio de obras de revitalização da rodovia se projeta em grandes complexos comerciais em suas margens. O trânsito dos horários de "ida e vinda" do trabalho torna-se comum em outros horários reservados ao lazer como em um bom domingo. Algumas considerações seriam: torná-la uma via expressa, retirando os semáforos e construindo vias auxiliares de acesso (marginais) com velocidade reduzida, de seu início em São Paulo até a Granja Viana, trecho mais conturbado; e desenvolver um acesso direto da Raposo Tavares à Marginal Pinheiros, sem passar pela r. Sapetuba e a av. Professor Francisco Morato. Por enquanto, agradeço ser um frequentador eventual. um grande beijo Marisa!


Não vejo a Raposo Tavares... vejo carros, carros, carros.... trânsito, trânsito.... cada vez pior!!! O sossego de morar por aqui é quebrado pela tortura do trânsito do começo, meio e final do dia.

Raposo Tavares, cada vez mais impossível dado o crescimento comercial, mas muito natural. É o progresso!

A Raposo Tavares, com todos os problemas de uma rodovia (acidentes, caminhões, etc), virou uma avenida congestionada sem vias vicinais de escape. Sendo assim, a ida para São Paulo de manhã e a volta para Cotia no final da tarde estão cada dia mais demoradas. Por causa do tráfego intenso, dá para sentir o aumento de poluição até dentro de casa! Os móveis acumulam poeira em excesso, coisa que não ocorria quando me mudei para cá há seis anos.

Oi Marisa, a Raposo principalmente no trecho que corresponde a nossa cidade (VGP) está um verdadeiro caos, os adms da rodovia conseguiram fazer trânsito numa cidade tão pequena por pura falta de capacidade de sequer imaginar que, tendo uma marginal onde não se tem acesso a pista central, o resultado só poderia ser esse. Um único retorno por baixo do viaduto, cujo nome não sei, tbm contribui em muito para o difícil acesso para ambos os lados da cidade, tornando a vida de todos os moradores limitada, sem contar a falta de respeito com a população por colocarem uma única passarela ao longo de todo centro da cidade, limitando ainda mais a vida dos pedestres. A tão esperada alça de acesso no viaduto do Haras Bela Vista que tornará a vida dos moradores do jd. Europa e bairros vizinhos menos complicada, parece que vai sair do papel. Pois é a antiga Raposo era realmente mais perigosa, só que perante as realidades que estamos vivendo... chega até a dar saudades...

A Raposo prá mim é uma grande avenida devido ao número de veículos que circulam por ela diariamente e a qualquer horário. Podem falar o que for da Raposo, mas nada se compara ao trânsito que enfrentei minha vida toda enquanto morei em São Paulo. Hoje, ela pode estar parada, andando, cheia ou vazia, mas a única sensação que tenho quando pego a Raposo é a sensação de que estou em casa, pq sei que qdo estou nela, logo logo estarei na minha querida casa. Pronto, falei! =^.^=

A Raposo Tavares está cada dia mais caótica... tudo é motivo para o trânsito (congestionado): se chove, se quebra algum carro e se tiver acidente então, aí... não tem jeito, o negócio é desmarcar qualquer compromisso e ter paciência, muita paciência...
Luciana Raposo Faria
Perigosa, insuficiente para o crescimento da região, mas aqui em VGP essa duplicação violentou nossa principal característica, uma cidade que nasceu e cresceu em torno da rodovia, ou seja, o centro era a própria Raposo... fomos amputados, privados no nosso direito de ir e vir, ganhamos um paredão de concreto medonho e trânsito caótico, nada de árvores e flores e pássaros, essa seria a minha Raposo... perfeitamente possível!

Minha querida Marisa, a Raposo Tavares vai de mal a pior, precisando urgentemente de um bom tratamento. Seja trem de superfície, seja metrô, qualquer um deles pode melhorar, embora de médio a longo prazo. Penso que daqui a poucos anos não iremos além de Cotia em horário de pico, que atualmente inicia às 6:h00 e termina as 22h:00, ininterruptamente. É um assunto que já vem sendo conversado há um bom tempo por algumas pessoas, principalmente na Granja Viana, que está se transformando num pólo comercial e de escritórios considerável. Sem comentar a existência de dezenas de condomínios verticais gigantescos sendo construídos "nas calçadas" dessa grande avenida que liga Cotia a São Paulo. Não esqueçam ainda de Alfaville muito próximo daqui, que costuma deixar o rodoanel completamente parado próximo a Osasco. Esse problema é de ordem local ? Social ? Municipal ? Estadual ? Federal ? Francamente não sei, o que sei é que teremos sérios problemas em muito pouco tempo.

A Raposo Tavares... saudades do tempo que dava para sair no domingo para fazer um pique-nique à beira da Raposo, tinha até um banheiro no km 38...agora dá para passar raiva com tanto trânsito, mas enfim, a modernidade chegou...

Muito carregada a qualquer hora quando mudei aqui em 1975 era boa! Agora Deus me livre!!! A duplicação já foi feita o que será daqui prá frente? Só Deus sabe né? Lembro quando era uma pista só - ida e volta sem mureta, era mais perigosa mas ainda deixa a desejar o trajeto está difícil cada vez mais!!! Mas se tem alguma solução vamos lá, né? Moro na Granja Vianna e posso dizer que vou a Ibiúna com freqüência, tem trechos que emperram na volta e demoramos a chegar em casa!!! Na Raposo a Bunjiro é tranquila ainda... ninguém segura o progresso ... é...o progresso assusta muito, mas não tem freio não!! Ando muito na rodovia Raposo Tavares e de longa data, como falou a amiga Darlene, eu também vivi e vivo estes tipos de lembranças, como ir a maternidade ganhar meus bebês, tive sorte pois  trânsito era muito calmo. Enfim muitas histórias ao longo dos anos, mas temos sorte de morar em um lugar privilegiado como Cotia e outros bairros próximos!!

Raposo Tavares é sinônimo de trânsito e de crescimento mal planejado. Moro em Vargem Grande há 21 anos e a duplicação da rodovia em que a cidade cresceu em volta, trouxe benefícios só para quem passa diretamente por ela. Para quem mora, tem que dar voltas e voltas para ir ao mercado e chegar em casa e estando a pé, sofremos com apenas uma passarela. Minha vó morava no bairro jd. Floresta, atravessava a Raposo e estava no mercado 46. Após a duplicação, ela tinha de andar até a passarela e carregar as sacolas ou pagar muito por um táxi. Falo pela região que moro que sofreu com um crescimento que não foi planejado. Fiquei pasma com a rapidez que cheguei na zona leste esse final de semana... tomei um ônibus até Pinheiros, claro com chuva a Raposo estava impossível, porém cheguei em Pinheiros, tomei o metrô até a República e cheguei no Carrão em 20 minutos... acredite se quiser! Um metrô agilizaria muito a nossa vida! O crescimento de Vargem Grande me assusta... quando eu era criança via mais mato... como caipira que sou, isso me incomoda um tanto haha... mas como crescer sem perder a ingenuidade de interior? Sem destruir nossa natureza local? Dando acessibilidade e não privando-a... é isso que a Raposo não se preocupou ao expandir.

Oi, bom dia!! Nós q amamos Vargem Gde e região, temos nos últimos anos encontrado dificuldades em transitar pela Raposo. A construcão de um metrô e a duplicação da rodovia é necessário e urgenteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!! A valorização da região pede isso, o q eu n entendo é a construção de diversos condomínios residenciais na beira da pista! Como será duplicada (a rodovia) se esses edifícios tomam conta da rodovia!!!???? Metrô urgenteeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!  Vai aliviar o trânsito e facilitar a vida se realmente construirem o Porto Seco, o Aeroporto?????... Urgente duplicação e metrôooooooooooooooo!!

A Raposo Tavares? Na minha opinião, depois de duplicada, trouxe mais agilidade de locomoção e junto trouxe enormes congestionamentos que tem atrapalhado a vida das pessoas que precisam desta rodovia para ir e vir de São Paulo. Como moradora da cidade de Vargem Grande, vejo uma enorme insatisfação das pessoas, do comércio, pois temos um retorno no centro, uma passarela no centro. Para mim, que venho para a cidade pela Rodovia Bunjiro Nakao, não existe uma segunda opção a não ser ter que “fazer um passeio turístico” todos os dias pela cidade para voltar à rodovia que vai para minha casa. Uma pena que na época a prefeitura não se preocupou e fica a expectativa que a atual faça algo que melhore a situação, se é que dá, não é?

Acho a Raposo linda!! Só passo por ela a passeio, quase sempre com o Carlos, antigamente com as "crianças", indo para algum lugar legal.

A Raposo não é apenas a ligação entre Vargem Grande e São Paulo. É preciso lembrar que é a estrada que ligava e liga ainda boa parte do interior a capital, aliás vai até a divisa com o Mato Grosso do Sul ! Como estrada antiga sofre dos males da idade, coisas que a modernidade exige mas não faz... mas esta nossa Raposo é linda e liga tantas belezas! No nosso caso, sinto que está abafada pelo desenvolvimento desordenado ... mas poeticamente falando ela continua na sua essência, como caminho ela me conduz ...às vezes penso: ah se as estradas pudessem falar, contar as histórias, quantas vezes estive na Raposo indo e vindo comemorar, quantas vezes fui e vim chorando, quantas outras namorando, outras ainda aproveitando a viagem para educar um rebento, conversas vibrantes com amigos e outras tantas e tantas sozinha com meu sonhos. Acho também que problema de excesso de carros não é apenas uma questão das rodovias... é muito mais complexo !!!!!!

Há quase 3 anos não circulo pela Raposo, que foi nossa conexão diária entre o lar doce lar e a Paulicéia desvairada....apesar das loucuras das idas e vindas congestionadas, era um ritual gostoso. Os lugares certos para as paradas certas... os horários menos concorridos, as mutações diárias...doces lembranças...

Cada dia mais travada, eu só utilizo até o rodoanel, mas já dá pra estressar...

Respondendo: não tenho nenhuma esperança. Infelizmente.

A Raposo Tavares, teve uma evolução muito boa e significativa nesses últimos anos, acredito que para todos nos que de uma forma ou de outra utilizam a Raposo, seja para se deslocar de uma lugar para outro ou até mesmo para usufruir de bons estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços. Bjs.
Cleide Lima
E a Raposo Tavares? Não sei se entendi a pergunta, mas lá vai. Acho que continua lá... rsrs
Eu não utilizo muito atualmente, já vivi diariamente esse congestionamento e sei que vai ficar pior.

Cresceram as possibilidades ao longo da Raposo, porém o transito nela ainda nos deixa sem paciencia!!! (para aqueles que usam todo dia esse caminho)

Nossa! Quando eu penso que fazia retorno na própria estrada na frente do Rio Branco, no 25 e era uma só pista...quanto mudou! Quanto cresceu e melhorou muito nestes 25 e muitos mais km...Tem pista dupla, iluminação, câmeras, mais retornos, muitas coisas engrandecedoras e até radar! Imaginem, radar! Antes não se conseguia andar pelos buracos e riscos que corríamos. Agora não se pode pelo número de veículos que nela transitam...Pena...

Precisa comentar msm? rs...

Oi Marisa, vou responder aqui a enquete da raposo: " A Raposo Tavares, que conheço há mais de 30 anos, vê o crescimento da região tão acelerado, tão sem planejamento, tão sem condições de suportar o trafego, mais do que saturado! Um traçado antigo, de 1920, duplicado nos anos 80, não dá mais conta de tantos condomínios e empreendimentos. As mudanças viarias que são feitas ficam obsoletas em pouco tempo!! A criação de rotas alternativas, paralelas à Raposo, para que o fluxo se dilua, e a criação de uma linha de trem saindo da estação Butantã do Metro poderiam ajudar. Sou privilegiada, pois trabalho no 22 e moro no 28, portanto so circulo por aqui. Saudades de quando levava 25 mins para ir a São Paulo, a qualquer hora! " Beijos

Realmente, não tem mais horário específico para ‘parar tudo!’ ... Cada dia as pessoas saem mais cedo, mais de madrugada para poder cumprir horários... numa dessas quando temos compromissos com horário marcado, com medo de atrasar, saímos muuuito mais cedo. Quando temos que buscar algum parente no aeroporto e cujo horário será, por exemplo, às 6 da manhã, optamos por sair de casa na noite anterior tipo23h... e chegando no aeroporto, dormir no carro até amanhecer, pelo menos já estamos lá e sem estresse. Alguns amigos acham que somos exagerados, mas vai que a Raposo e a marginam estejam travadas... melhor dormir em paz no carro, estacionados dentro do aeroporto, do que dormir poucas horas e preocupados com o possível trânsito emperrado.
Outro dia tínhamos horário para reunião às 8 horas na rádio Cultura... com medo de perder o horário devido ao transito, optamos por sair às 5h da manhã. Nesse dia, magicamente/malucamente, não pegamos nenhum trânsito! Chegamos lá antes das 6h... o porteiro admirado perguntou: Mas que horas vocês marcaram a reunião?!!! Chegaram cedinho demais, não acham?...

A Raposo Tavares, teve uma evolução muito boa e significativa nesses últimos anos, acredito que para todos nos que de uma forma ou de outra utilizam a raposo, seja para se deslocar de uma lugar para outro ou ate mesmo para usufruir de bons estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços. Bjs.

Por diversas vezes escuto propostas que objetivam o desentupimento da Raposo Tavares, umas viáveis e outras que realmente beiram a loucura de verdadeiros faraós.
Como seria bom se pequenas medidas fossem tomadas amanhã, sim a partir de amanhã. Bom, talvez rápido e pretencioso demais mas, quem frequenta a Raposo percebe que os nós acontecem em pontos determinados pela assinatura de projetos que precisamos repensar. Uma sinal de trânsito ao final de uma aclive numa Rodovia?!? Alças de acesso as marginais e bairros que mal passam charretes?!? Estou a duas semanas fora de casa. Saudades do ilustrissimo bandeirante? Nenhuma.


3 comentários:

  1. Pessoal, cada vez mais difícil ir para São Paulo, cada vez menos atraente... a Raposo leva também para lugares maravilhosos que não é São Paulo. Nada contra Sampa, mas tudo contra o congestionamento e o sufoco do calor dentro dos carros sem ar condicionado ou nos ônibus e Vans lotadassas... Bóra prá São Roque e Sorocaba!
    Gostei da enquete, muito oportuna!

    ResponderExcluir
  2. A Raposo vai mal. Por trabalhar na beira da Rodovia, acabo por presenciar muitos flagrantes. Um tipo de flagrante cada vez mais frequente é o de CAMINHÕES na faixa da esquerda em altíssima velocidade, e por falar em caminhões eles o número subiu em 80% nos últimos 2 anos (dados do Jornal O Estado de SP). São esses veículos de carga pesada que contrastam com os automóveis todos os dias das 17h30 às 18h50 do Km 30 ao Km 24,5, pequeno percurso que já fiz em UMA HORA e QUINZE MINUTOS.

    Ainda bem que será feita a ampliação da Rodovia, serão 5 faixas do Km 12 ao Km 26 e 4 faixas do Km 26 ao Km 30. Super aprovo esse projeto!

    ResponderExcluir
  3. Suzana, muito obrigada pelo seu comentário e suas considerações!

    ResponderExcluir