Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Capital Humano e Desenvolvimento: Uma iniciativa que une governo, indústria, comércio e serviços


No dia 20 de setembro, aconteceu no CIESP Cotia (Centro de Indústrias do Estado de São Paulo), a reunião para continuidade da discussão do evento proposto no âmbito do COMTUR/Cotia- ( Conselho Municipal de Turismo),  sobre o “Capital Humano em Cotia: Desafios de Capacitação e Inserção no Mercado de Trabalho”. 
No inicio da reunião, Denis do DEPAR/FIESP- reapresentou a plataforma de consulta, no site da FIESP, com o diagnóstico das cidades do estado de São Paulo, que pode ser consultado através de diferentes filtros, e com informações que vão de número de empregos, de estabelecimentos industriais ,  comerciais e de serviços, e vão se desdobrando em dados específicos. Denis ainda reafirmou a necessidade da definição de uma comissão local para realização do Fórum Sou Capaz e Jovem Aprendiz, para ampliar a discussão da lei de cotas e da empregabilidade dos jovens.

Os participantes debateram sobre a questão da inserção de portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho. “Existem vagas que não são preenchidas cadastradas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (Pat), direcionadas aos portadores de necessidades especiais. O maior número de vagas oferecidas para a categoria está na indústria, pois o comércio não coloca muitas vagas disponíveis”, disse a representante da Secretaria de Trabalho e Emprego, Antônia Conceição.
As Instituições de Ensino Superior locais deram seus depoimentos sobre os alunos especiais que estão matriculados. Denis sugeriu uma frente de trabalho para executar um diagnóstico dos portadores de necessidades especiais, inclusive um cadastro para realização de capacitação e identificação potencial de inserção no mercado profissional, empreendedorismo, e em que áreas. Exemplifica que em Itu, a Sabesp fez convênio com SENAI- para cadastro regional de portadores de deficiência, para efeito de capacitação e inserção profissional.
 Jorge Duarte ressaltou que o SENAC tem desenvolvido em São Paulo, uma ação de educação para o trabalho, em parceria com APAE. Registra o interesse e a possibilidade de uma ação na região de Cotia, em parceria com CIESP/FIESP, no sentido de apoiar o comércio local no cumprimento da Lei de Cotias.
Saturnino, do SENAI Osasco- fez uma explanação sobre o SENAI que será instalado em Cotia. A partir do diagnóstico da FIESP, a tendência identificada para o SENAI Cotia será a implantação de cursos de Metal-Mecânica, Eletro-Eletrônica, Metalurgia, TI ( Tecnologia da Informação ) e Logística, como cursos técnicos, além de cursos continuados diversos. A previsão é de que o SENAI Cotia fique pronto em 2013, e então gerará cerca de 10.000 matrículas.
Cristina Oka, diretora de turismo e presidente do COMTUR- colocou que a questão será debatida na próxima reunião do Conselho, no dia 29 de setembro, e o grupo decidiu reunir-se novamente em outubro, para agendamento da realização do Fórum “Sou Capaz”.
Participaram da reunião  o secretário-adjunto de Cultura e Turismo, Mauro Pires, diretora de Turismo, Cristina Oka, diretor do SENAI Osasco / DEPAR- Departamento de Ação Regional/FIESP, José Saturnino Poepcke, diretores do CIESP Cotia, José Vasconcellos e Terezinha de Almeida, diretor da ETEC Cotia, Hélio Pessolato, diretora Pedagógica da Faculdade Mário Schenberg, Maria Aparecida Clapis, professor José Bento e Carlos Somavilla da Faculdade Estácio, diretora da Secretaria do Trabalho e Emprego, Antônia Conceição Augusto, Jorge Duarte do Conselho de Desenvolvimento Social SENAC/Fecomércio e Wilma/SENAC Osasco, e Adilson Francisco Maria, agente de Treinamento do SENAI Osasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário