O serviço de saúde de Vargem Grande Paulista está ganhando mais qualidade e agilidade no atendimento. Esta melhoria está sendo possível em virtude da Prefeitura terceirizar parte da administração do Pronto Atendimento (PA), cujos trabalhos foram iniciados no último dia 8, pelo Instituto SAS – uma Organização Social (OS) sem fins lucrativos. Com esta medida, conforme anunciou o prefeito Roberto Rocha, mais profissionais foram contratados para reforçar o atendimento, como: médicos, enfermeiros, vigias e recepcionistas.
“A terceirização será um choque de gestão na área da saúde, onde o maior ganho para a população será um atendimento mais digno e eficiente. Nosso maior problema era a falta de médicos, que agora será solucionado”, comentou o prefeito, destacando que, a partir de agora, o PA contará com três médicos durante o dia e dois à noite.
Através do contrato de gestão entre a Prefeitura e o Instituto, o PA contará com 50 novos profissionais - entre médicos, enfermeiros, recepcionistas, vigias e faxineiras – que darão mais agilidade e humanização no atendimento.
Qualidade no atendimento
De acordo com o coordenador de projetos do Instituto, Daniel Haruo Suzuki, além do reforço operacional, o PA também terá melhorias estruturais. “Vamos organizar a parte interna do pronto atendimento de forma que o fluxo de pacientes seja mais dinâmico. O primeiro passo será criar uma sala de qualificação de risco onde será feita uma triagem avaliando o grau de urgência e emergência”, informou.
Além de adequar a comunicação visual interna, o Instituto também será responsável pela limpeza do PA. “Contamos com uma equipe técnica muito capacitada que fará uma limpeza hospitalar rigorosa”, explicou Daniel. Segundo ele, o Instituto já atua em várias cidades como São Paulo, Araçariguama, São Miguel Arcanjo e Itapetininga, com experiência na implementação de fluxos e rotinas pertinentes à área de saúde, visando principalmente a otimização dos recursos, humanização do atendimento e satisfação dos usuários.
“De acordo com a nossa experiência, os principais resultados e ganhos desta nova gestão para a população são: a melhoria da qualidade do atendimento, agilidade dos processos, melhoria da manutenção dos equipamentos e capacitação constante dos profissionais”, ressalta o coordenador.
Fiscalização
Os serviços prestados pela Organização Social serão acompanhados trimestralmente por uma Comissão de Avaliação do Contrato de Gestão e pelo Conselho Municipal de Saúde. A população também poderá opinar com sugestões, críticas ou comentários através da Ouvidoria da Saúde (telefone 4159-1681) ou Ouvidoria da Prefeitura (telefone: 4158-8800 – ramal 208).
Novos investimentos nos bairros
A fim de reforçar o atendimento nos bairros, os médicos que atendiam no PA antes da terceirização foram remanejados para as UBS’s com maior demanda. A Prefeitura também está investindo na infraestrutura dos Postos de Saúde do município com a reforma e/ou ampliação das unidades.
“Vamos valorizar os funcionários que já fazem parte do PA e dar melhores condições de trabalho”, disse o secretário de Saúde Eduardo da Silva Prado.
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