Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Vacinação contra a gripe vai até sexta-feira


A Secretaria Municipal da Saúde está intensificando a campanha de vacinação contra a gripe, a fim de atingir as metas propostas pelo Ministério da Saúde. Desde o dia 25 de abril, os postos de saúde estão imunizando crianças de seis meses a dois anos de idade (em duas doses), gestantes, profissionais de saúde, pessoas com mais de 60 anos e doentes crônicos contra os vírus Influenza A-H1N1, A-H3N2 e Influenza B.
A campanha de vacinação terminará na próxima sexta-feira (13/5) e, de acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica - enfermeira Juliana Canassa, a última prévia da vacinação de 5 de maio confirma que a cidade está cumprindo as metas estabelecidas. “Deveríamos atingir 40% de cobertura vacinal até 5 de maio. Já imunizamos 49,3% da população de crianças de 6 meses a 2 anos de idade; 43,8% das gestantes e 46,3% dos idosos”, explicou.
Apesar de estar dentro da expectativa, o Secretário da Saúde – Antonio Melo, determinou a intensificação da divulgação. “Os agentes comunitários de saúde passaram a distribuir panfletos em todas as casas nas regiões dos Postos de Saúde da Família, convocando as pessoas do grupo prioritário”, afirmou.


Saiba mais
A vacina disponibilizada este ano protege os moradores contra os três principais vírus de gripe que circularam no Hemisfério Sul em 2010. “Essa vacina é diferente por que é trivalente, ou seja, protege de três tipos de vírus de gripe, entre eles, a H1N1”, disse Juliana Canassa.
Um dos principais desafios é sensibilizar as gestantes. “As grávidas têm que ser vacinadas, mesmo que tenham sido imunizadas no ano passado. A vacina protege a mãe e o bebê, reduzindo os riscos de infecções respiratórias nos recém-nascidos”.
A Secretaria da Saúde também oferece o serviço de vacinação em domicílio para os doentes acamados. “Orientamos as famílias para que se dirijam à unidade de saúde mais próxima de sua casa para agendar a visita de nossos profissionais”.
A enfermeira Juliana Canassa ressalta que a vacina não tem contra-indicação. “Apenas recomendamos que não sejam vacinadas as pessoas que têm alergia a ovo ou que apresentaram reação a doses anteriores”.

Serviço:
Para mais informações, ligue para a Vigilância Epidemiológica no telefone: 4616-9115.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Cotia

Nenhum comentário:

Postar um comentário