Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto Leitura para cidadania está beneficiando escolas da rede pública de ensino com incentivo à leitura. Na quarta-feira (4/5), foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação a abertura do projeto com oficina destinada aos gestores, voluntários, supervisores e equipe pedagógica.
“O projeto mantém o mesmo formato do ano passado. São três etapas de formação: as oficinas serão realizadas em três quartas feiras do mês de maio, onde os funcionários serão preparados para a segunda etapa: o concurso literário que é destinado aos alunos da rede municipal de ensino. A última etapa será em setembro, pela Modalidade Livro Vivo”, explicou Denilson, que esteve presente representando a responsável pelo projeto.
Além de contribuir para a valorização das entidades públicas de ensino atendendo as necessidades dos alunos, o projeto "Leitura para Cidadania — Modalidade Livro Vivo" cria alternativas de lazer para as comunidades, a partir de propostas pedagógicas baseadas nos livros paradidáticos e de literatura brasileira que são distribuídos gratuitamente.A Secretária de Educação, Olga Ferreira de Moraes, ressaltou a amplitude do projeto que não se restringe apenas à distribuição gratuita de livros. “A criação de oportunidades para o desenvolvimento pessoal de crianças, jovens e familiares é proporcionada por meio do acesso à informação, pois os conhecimentos adquiridos com o hábito da leitura formarão cidadãos atuantes nas comunidades”.
“O projeto Leitura para cidadania é uma parceria com o Programa Escola da Família. As 24 escolas que desenvolvem as atividades nos finais de semanas é que desenvolverão o concurso literário”, explicou o Coordenador do Programa Escola da Família, Rogério Ribeiro.
A Diretora do Departamento pedagógico, Eliana do Prado, também acompanhou as oficinas.
Para o público infantil, foi desenvolvido o subprojeto Livro Vivo; para os adolescentes, o Nossa Literatura.
Fonte: Assessoria de Imprensa de Cotia
Nenhum comentário:
Postar um comentário