Os moradores que não estiverem nos grupos determinados pelo Ministério da Saúde para a vacinação (idosos, gestantes, crianças com mais de seis meses e menos de dois anos, trabalhadores da área de saúde e população indígena) também poderão realizar a prevenção contra o câncer bucal.
No Brasil, o câncer de boca é o quinto tipo de câncer mais comum entre os homens, pois costumam fumar e beber mais. O câncer oral ou de boca envolve a região dos lábios e a cavidade interior da boca, isto é, podem afetar as bochechas, língua e embaixo dela, o céu da boca e as amídalas. Em casos mais extremos, quando há metástase, pode chegar à região da orofaringe (pescoço) e subir para o rosto.
Saiba mais
Os cirurgiões-dentistas irão realizar exames bucais preventivos nas unidades de saúde do município que contam com serviço odontológico. Segundo a Coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Cotia, Dra. Roberta Brugugnoli Nunes, todos os pacientes que tomarem a vacina serão orientados a fazer o exame preventivo bucal.
A coordenadora ressalta que a maioria dos pacientes de câncer de boca é composta por pacientes do sexo masculino com mais de 40 anos, devido ao maior índice de alcoolismo e tabagismo a eles relacionados (principais fatores para o aparecimento da doença). Estatísticas apontam que a detecção precoce resulta em 95% de chance de cura.
Outras ações relacionam-se a entrega de panfletos que serão entregues durante a campanha com orientações sobre o autoexame da boca, que pode ser feito em casa. A campanha representa mais uma ação da Equipe de Saúde Bucal do município voltada para a promoção de Saúde do Idoso, e conta com o apoio da Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário