A fim de promover mais segurança e combater o uso de drogas em Vargem Grande Paulista, foi realizada no mês janeiro, uma blitz nas imediações da Praça da Matriz, região central da cidade. A operação contou com a participação das Polícias Civil (PC) e Militar (PM), Guarda Municipal (GM) e Conselho Tutelar.
A operação teve início às 22 horas e se estendeu até 1 hora da madrugada. Neste período, mais de 350 pessoas foram abordadas pelas autoridades policiais, entre elas, o Delegado Titular de Vargem Grande Paulista Étori Andre Bonifácio, o Tenente da PM Dias, o comandante da Guarda Municipal Deocleciano de Moares e o presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) Uilson Domingues Vieira.
“Tivemos resultados positivos e a ação foi muito elogiada pela população. A Praça da Matriz é hoje um local de grande preocupação, onde se concentram jovens as sextas e sábados à noite fazendo uso de droga e álcool, sendo muitos deles menores”, comentou o comandante da Guarda Municipal.
A blitz teve o envolvimento de quinze Policiais Militares com cinco viaturas, cinco Policiais Civis com duas viaturas, quinze Guardas Municipais com mais três viaturas e cinco Conselheiros Tutelares. Segundo dados do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), através do Observatório de Segurança Pública, durante a operação foram detidos e encaminhados à Delegacia jovens por tráfico de entorpecentes e por ingerir bebidas alcoólicas, e proprietários de estabelecimentos comerciais que venderam bebidas alcoólicas a menores.
“Todos os menores abordados foram advertidos pelo Conselho Tutelar e 60 deles só puderam ser liberados do local acompanhados dos pais ou responsáveis que foram chamados até a Praça”, explicou Moraes. Veículos que estavam em situação irregular também foram apreendidos pela Polícia Civil.
A ação conjunta da PC, PM, GM e Conselho Tutelar é resultado do trabalho preventivo que vem sendo realizado pelo GGIM. Seu objetivo é desenvolver políticas públicas e ações efetivas de combate à violência para que a população tenha mais sensação de segurança.
“Mensalmente o Gabinete de Gestão Integrada se reúne e discute várias ações para reforçar a segurança no município. A blitz na Praça da Matriz foi uma delas, pois o local tem sido motivo de muitas reclamações devido a aglomeração de jovens que usam álcool em excesso e drogas”, comentou o prefeito Roberto Rocha, que participa ativamente do GGIM.
Segundo ele, outras ações já estão sendo implementadas, como reforço na iluminação pública e instalação de uma câmera de videomonitoramento na Praça da Matriz, além de maior fiscalização dos estabelecimentos comerciais que vendem bebidas alcoólicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário