Estima-se que 12% da população não consiga atingir suas metas de início de ano. Para que os planos tornem-se realidade é necessário traçar objetivos plausíveis e buscá-los por etapas
Quem nunca elaborou uma lista de metas a serem cumpridas no próximo ano? E quantas pessoas chegaram ao término do ano com todos os planos alcançados? Com a chegada de 2011, muitos almejam uma nova colocação profissional, aquisição de bens, um novo amor, viagens, crescimento pessoal e profissional. Porém, uma pesquisa recente mostra que apenas 12% das pessoas cumprem as metas de final de ano e somente 52% acreditam que conseguirão atingir os objetivos no ano seguinte.
Segundo a responsável pelo Serviço de Psicologia do HCor – Hospital do Coração em São Paulo e coordenadora do Programa de Cuidado Integral ao Fumante, Dra. Silvia Cury Ismael, não basta apenas traçar objetivos para o próximo ano, se os mesmos não forem plausíveis, pensados de forma objetiva e realizados por etapas. “As pessoas podem estabelecer metas no início do ano a partir de objetivos antigos não alcançados ou novas metas. Porém, grande parte da população traça objetivos fora de alcance sem dar conta disto. Uma vez fora de alcance, a não realização de metas traz frustração e insatisfação generalizada. Essa frustração pode servir como um freio na busca de novos objetivos como uma forma de evitar o sofrimento”, esclarece a psicóloga.
Ao pensar em metas, o primeiro passo é listar as ações que estão ao seu alcance, como iniciar uma prática de atividade física, buscar cursos e especializações que auxiliem nas perspectivas profissionais, excluir maus hábitos e vícios da rotina, etc. Em seguida, deve-se criar uma lista de prioridades e, concluí-las por etapas, respeitando os limites e prazos que cada meta possui. “Quando pensamos em metas, temos que criar um roteiro com as que são prioridade. Porém, buscar diversas ações complexas ao mesmo tempo torna mais difícil o acesso às mesmas. Para que se possa enfrentar as frustrações devemos estar abertos a aprender com elas, lembrar que muitas das metas dependem de outros e de situações, que nem sempre dependem de nós para serem resolvidas”, completa Silvia.
Dicas para tornar suas metas possíveis em 2011
· Procure estabelecer metas que sejam plausíveis para aquele ano;
· Observe se o caminho a ser percorrido é viável;
· Analise sempre a situação para a qual você estabelece uma meta; nunca estabeleça muitas metas complexas ao mesmo tempo;
· Estabeleça etapas intermediárias que sejam viáveis;
· Caso você não consiga chegar ao seu objetivo, veja se o percurso está correto antes de desistir;
· Sonhe com o que é possível, lembre-se que muitas vezes para atingir metas você depende de outras pessoas ou situações. Não desista nunca, seja persistente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário