Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Emprega São Paulo disponibiliza mais de 93 mil vagas de trabalho no Estado com o 4º Mutirão do Emprego

Cadastramento dos currículos e vagas é feito pelo site Emprega São Paulo:
www.empregasaopaulo.sp.gov.br ou nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs)

O secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Pedro Rubez Jehá, anuncia nesta sexta-feira (12), em São José do Rio Preto, o 4º Mutirão do Emprego no Estado de São Paulo com a oferta de mais de 93 mil vagas de trabalho por meio do site do Emprega São Paulo www.empregasaopaulo.sp.gov.br sistema gratuito e online de intermediação de mão de obra do Governo do Estado, gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que completa dois anos de hoje.

"Para comemorar o sucesso nesses dois anos do Emprega São Paulo, que já colocou mais de 300 mil profissionais no mercado de trabalho, unimos esforços para disponibilizar mais de 60 mil vagas em todo o Estado, meta que foi ultrapassada", resume o secretário Pedro Rubez Jehá.

As oportunidades são em todos os setores. Os trabalhadores poderão cadastrar seus currículos pessoalmente nos guichês do PAT, com a ajuda de funcionários da SERT. Quem preferir pode também fazer a inscrição de qualquer computador conectado à internet. É só acessar o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br, criar login e senha.

O sistema foi idealizado para facilitar a vida do trabalhador e do empregador. "O Emprega é a democratização da oferta de mão de obra, que valoriza o profissional, dispensa a intermediação presencial, agilizando o encontro entre candidatos e empregadores, já que as convocações são feitas por e-mail e mensagem SMS", afirma o secretário.

Nos guichês dos PATs os funcionários da SERT cadastram os candidatos às vagas e orientam sobre as oportunidades disponíveis. Os interessados podem sair do local com as cartas de encaminhamento para entrevistas.

Emprega São Paulo

O Emprega São Paulo é uma ferramenta gratuita de oferta e busca de vagas de trabalho pela internet. Torna mais rápido e simples o encontro entre cidadãos desempregados ou à procura de uma nova oportunidade e empregadores de diferentes segmentos que precisam de mão de obra.

Para utilizá-lo basta acessar o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br, criar login e senha. O apoio aos usuários é feito pela central de atendimento (0800-770-7378).   

O cidadão que não tem acesso à internet pode ir a um dos 218 PATs espalhados por todo o Estado, aos Telecentros e aos Infocentros - além das unidades do Acessa São Paulo e do Poupatempo.

Os endereços de todos os PATs estão no site da SERT: www.emprego.sp.gov.br/pat.

Resultados

Os números do Emprega São Paulo o colocam como um grande portal público de oferta e busca de oportunidades de trabalho. O site entrou no ar em agosto de 2008, passou por uma fase de adaptação e foi lançado oficialmente em 12 de novembro, exatamente há dois anos.

Desde agosto até agora, 2,8 milhões de candidatos e mais de 190 mil empregadores se cadastraram. Neste mesmo período foram ofertadas 1,7 mil vagas. Mais de 2,4 milhões de pessoas foram convocadas para participar de processos seletivos. Os candidatos são convocados por email ou mensagem pelo celular. O sistema já enviou mais de um milhão de mensagens SMS.

O cruzamento das vagas ofertadas com os currículos cadastrados ocorre automaticamente.

Em março desse ano foi implantada no Emprega São Paulo a ferramenta de georreferenciamento, possibilitando que o candidato encontre um trabalho perto de sua casa e a empresa contrate um profissional próximo do seu endereço. 

Histórico do Mutirão

O Mutirão do Emprego é uma forma de aumentar as chances de quem está desempregado e incentivar as empresas a buscarem profissionais por meio do Emprega São Paulo.

O 1º Mutirão, realizado em junho de 2009 na cidade de São Paulo, disponibilizou 32 mil vagas de trabalho. Naquele dia, mais de 500 pessoas cadastraram seus currículos nos guichês do PAT do Poupatempo Sé.

Em setembro do ano passado, o 2º Mutirão do Emprego foi no Poupatempo do Novo Shopping em Ribeirão Preto, quando foram disponibilizadas mais de 5,7 mil vagas, número 16 vezes maior que o habitual da região. Mais de 400 pessoas foram atendidas.

No 3º Mutirão, realizado em novembro de 2009 no município de São José dos Campos, mais de sete mil vagas ficaram disponíveis na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário