O convite foi feito e várias entidades e empresas atenderam à solicitação. A comunidade, por sua vez, também resolveu participar. O movimento acontece no Jardim Margarida, Vargem Grande Paulista, onde diferentes entidades se reuniram com o intuito de oferecer oficinas para treinamento profissional, promover esportes, saúde e cultura entre as crianças e jovens da comunidade. “A ideia foi oferecer atividades culturais, esportivas, de treinamento profissional, entre outras, para os moradores da região, especialmente aqueles que tenham entre 10 e 24 anos, que, muitas vezes, por não terem opções, acabam ficando nas ruas e em locais vulneráveis aos muitos problemas atuais que atingem principalmente os adolescentes e jovens.” As palavras são da Dra. Maria Virgínia Rubin, da Unidade Básica de Saúde do Jardim Margarida. O local é vizinho à Mariápolis Ginetta, onde o Movimento dos Focolares mantém uma obra social, o Centro de Assistência e Promoção Social – CIAPS.
O projeto Vamos unir a comunidade, conta com o apoio da Prefeitura Municipal, com a participação do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente - CMDCA, com a Escola da Família, com a Associação Amigos do Bairro e com parceiros como o Rattan, a Espiga Dourada e o Bolsa Ecológica. Os três últimos, são empresas que realizam oficinas com jovens para oferecer possibilidade de profissionalização. O projeto também é um dos quase 4.000 realizados em 1.122 cidades brasileiras, reconhecidos como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, por realizarem ações de impacto sócio-cultural em suas comunidades.
As atividades propostas são reforço escolar, reforço alimentar, arte educando (coral, violão, teatro, web designer, vídeo e fotografia), informática, esportes e educação física. Nos dias 13, 14 e 15 de novembro deste ano será realizado o IV Torneio de Futsal do Jardim Margarida, reunindo equipes femininas e masculinas. “Com atividades esportivas, cursos de teatro, dança, fotografia e vídeo, e oficinas profissionalizantes pretendemos contribuir para que o jovem tenha opções na vida.” O comentário é de Lucila Daikuzon, do Movimento dos Focolares, empolgada com a boa aceitação e participação dos jovens do lugar.
A diversidade de opções oferecidas pelo projeto Vamos unir a comunidade, tem sido acompanhada por vários adolescentes e jovens do Jardim Margarida. “Eu considero a iniciativa excelente”, diz Marina Alsieri, gerente geral de produção do Rattan. “No ateliê que realizamos no projeto, treinamos os jovens para trabalharem com junco sintético. Temos alguns alunos que estão desde o início e agora estamos fazendo uma moldura de um espelho enorme que está ficando bárbara. O trabalho exige paciência e a pessoa tem que gostar do que faz. Mas, percebo que existe interesse na comunidade. Entre nossos funcionários na empresa já temos jovens daqui do Jardim Margarida trabalhando na elaboração de nossos produtos.”
O ateliê de artesanato do Rattan funciona duas vezes por semana com duas horas cada. Mas, não é só. Também tem a oficina do Ecobolsas, onde os jovens aprendem a confeccionar bolsas a partir de lonas tipo encerados já usados como forma de reaproveitar o material.
Assim, junto com o trabalho social também é realizada uma ação de para reduzir a quantidade de lixo gerada nas cidades. Essa oficina também costuma receber sobras de material encaminhadas pela empresa J. Serrano, de Vargem Grande Paulista.
O projeto espera contar com mais apoios do empresariado e da população local para que possa desenvolver os projetos e buscar envolver mais adolescentes e jovens em suas atividades. Segundo a Dra. Virgínia, muitos jovens têm dificuldade de participar das oficinas por não terem nem mesmo dinheiro para a passagem de ônibus. O convite está feito!
Quem quiser conhecer mais pode participar das reuniões que acontecem toda segunda 4ª feira de cada mês na UBS Jardim Margarida, das 15h00 às 16h00.Contatos: 4158.6654 ou 9792.2278
Nenhum comentário:
Postar um comentário