Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Sabesp assina Protocolo de Intenções com Prefeitura de Cotia para criação do Pólo de Ecoturismo

População local será beneficiada com área de lazer, policiamento, unidade de saúde, creche e projetos de capacitação profissional, geração de renda e educação ambiental.


A Sabesp e a Prefeitura de Cotia firmaram na quarta-feira (22/9) um Protocolo de Intenções para cooperarem na implementação de um Pólo de Ecoturismo dentro da Reserva Florestal do Morro Grande, a 33 quilômetros de São Paulo. A assinatura do documento aconteceu na sede da Sabesp, no bairro de Pinheiros.
A iniciativa prevê entregar à população de Cotia e região um novo espaço de lazer, com área para prática de esportes e realização de projetos de educação ambiental para alunos de escolas públicas e moradores do entorno. O Pólo também deverá abrigar cursos de capacitação para a população, sobre artesanato, viveirismo e monitoria ambiental, dentre outros temas. O objetivo é que a mão-de-obra local possa ser aproveitada nas atividades voltadas ao turismo. A reserva poderá contar ainda com a instalação de uma creche, de uma Unidade Básica de Saúde e da sede da Guarda Civil Metropolitana. “O incremento da segurança local será um importante ganho proporcionado pelo Pólo. A reserva hoje sofre forte pressão em função da proximidade com áreas densamente povoadas, o que coloca em risco os seus recursos naturais”, diz Hélio Castro, superintendente da Unidade de Produção de Água da Sabesp. “A iniciativa possibilitará ordenar a ocupação da área. A expectativa do município é que esta estratégia favoreça a valorização da região e a consequente atração de investidores do segmento do turismo para Cotia”, complementa.  

A área de mata nativa é vital para a Grande São Paulo, já que protege todo o Sistema de Produção de Água do Alto Cotia, responsável pelo abastecimento de cerca de 308 mil pessoas nos municípios de Cotia, Embú, Itapecerica da Serra, Embú-Guaçu e Vargem Grande Paulista. “Guardas Municipais serão treinados para fazer policiamento ambiental. Assim, será possível aliar a preservação da reserva e a manutenção da qualidade do manancial com o desenvolvimento econômico”, afirma o superintendente.  

Após a assinatura do Protocolo, Sabesp e Prefeitura finalizam o Termo de Cooperação entre as partes, que será assinado no início do próximo ano. O Pólo de Ecoturismo deverá ser implementado em etapas. Com o Termo formalizado, será criado um comitê gestor para definir os prazos de cada uma.

Participaram do evento o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, o prefeito de Cotia, Carlão Camargo, os diretores da Sabesp Paulo Massato, da Metropolitana, e Marcelo Salles, de Tecnologia, Empreendimento e Meio Ambiente, e os secretários municipais de Cotia Laércio Leite de Camargo, de Meio Ambiente e Agropecuária, Almir Rodrigues da Rocha, de Indústria e Comércio, Sérgio Folha, de Cultura e Turismo, José David Xavier, de Planejamento e Desenvolvimento Estratégico e Rubens Gurgel, adjunto da pasta de Meio Ambiente.

Fonte: Acessoria de Comunicação Social / Prefeitura de Cotia

Nenhum comentário:

Postar um comentário